Arpilleras 2016

O que são as arpilleras ?

A arpillera é uma técnica têxtil que possui raízes numa antiga tradição popular iniciada por um grupo de bordadeiras da Isla Negra, localizada no litoral chileno. A folclorista Violeta Parra ajudou a difundir este trabalho artesanal. Violeta Parra quem falou que “as arpilleras são como canções que se pintam”1, expôs uma série de arpilleras no Museu das Artes decorativas do Palácio do Louvre em 1964. Nas arpilleras, segundo ela, “havia uma linguagem para poder transmitir histórias, sonhos e conceitos”.
Desde fins de 1973, e como resposta ao regime ditatorial no Chile, muitas mulheres chilenas fizeram das arpilleras uma linguagem de denuncia y resistência. As arpilleras mostravam o que realmente estava acontecendo nas suas vidas, constituindo expressões da tenacidade e da força com que elas levavam adiante a luta pela verdade e pela justiça. Por outro lado, as colocavam no marco da solidariedade internacional, fazendo de elas um meio de sobrevivência e combate contra a pobreza.
As arpilleras, hoje têm transcendido o marco da solidariedade e formam parte indiscutível do legado histórico do Chile. Também tem inspirado outras mulheres e comunidades a resinificar suas historias, memorias e identidades ao longo do mundo.

 

Deixe uma resposta

Or

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *